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Será que apenas 25 minutos de meditação mindfulness podem aliviar o estresse?

A meditação mindfulness tornou-se uma forma cada vez mais popular para as pessoas melhorarem a sua saúde mental e física, mas a maioria das pesquisas apoiando seus benefícios tem se concentrado em atividades longas, com programas de treinamento e várias semanas de duração. Uma nova pesquisa da Carnegie Mellon University é a primeira a mostrar que a breve prática de meditação mindfulness - 25 minutos em três dias consecutivos - alivia o stress psicológico. O estudo investiga como a meditação mindfulness afeta a capacidade das pessoas para resiliência sob estresse. 
"Mais e mais pessoas relatam o uso de práticas de meditação para redução do estresse, mas sabemos muito pouco sobre o quanto você precisa fazer para benefícios de redução de estresse e de melhora na saúde", disse o principal autor, J. David Creswell, professor associado de psicologia na Faculdade de Dietrich Ciências Humanas e Sociais. 
Para o estudo, Creswell e sua equipe de pesquisa convidaram 66 indivíduos saudáveis ​​com idades entre 18 e 30 anos para participar de um experimento de três dias. Alguns participantes passaram por um breve programa de treinamento de meditação mindfulness. Por 25 minutos durante três dias consecutivos, foram dados os exercícios para ajudar a controlar a respiração e prestar atenção às experiências que aconteciam no momento. Um segundo grupo de participantes completou um programa de treino cognitivo de três dias combinados, em que eles foram convidados a analisar criticamente uma poesia, em um esforço para melhorar as habilidades de resolução de problemas. 
Após a atividade de treinamento final, todos os participantes foram convidados a completar tarefas de fala e de matemática estressantes na frente de avaliadores de rosto severo. Cada indivíduo relatou seus níveis de estresse em resposta ao discurso estressante e tarefas de estresse de desempenho de matemática, e forneceu amostras de saliva para dosagem de cortisol, comumente referido como o hormônio do estresse.
Os participantes que receberam o breve treinamento de meditação mindfulness relataram reduzidas percepções de stress para as tarefas de fala e de matemática, indicando que a meditação mindfulness promovida diminui estresse psicológico. Mais interessante, no lado biológico, é que os participantes da mediação mindfulness mostraram uma maior reatividade do cortisol. 
"Quando você inicialmente aprender práticas de mediação mindfulness, você tem que cognitivamente trabalhar para isso - especialmente durante uma tarefa estressante", disse Creswell. "E esses esforços cognitivos ativos podem resultar na resolução de problemas se sentindo menos estressado, mas eles também podem ter custos fisiológicos como aumento da produção de cortisol." O grupo de Creswell agora está testando a possibilidade de que a atenção plena pode se tornar mais automática e fácil de usar com o treinamento de meditação mindfulness a longo prazo, o que pode resultar na redução da reatividade cortisol.

FONTE: Carnegie Mellon University. (2014, July 2). Just 25 minutes of mindfulness meditation alleviates stress, study shows. ScienceDaily. Retrieved August 20, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/07/140702122535.htm