I
n
s
c
r
e
v
a
-
s
e
Boas Vindas

Notícias

Uso de mídia social em jovens adultos ligados à perturbação do sono

Jovens adultos que passam muito tempo nas redes sociais durante o dia ou que as visualizam com frequência durante toda a semana são mais propensos a sofrer distúrbios do sono do que seus pares que usam menos as mídias sociais, de acordo com nova pesquisa da Universidade de Pittsburgh School of Medicine.

Publicado na edição de Abril da revista Preventive Medicine, o estudo indica que os médicos devem considerar perguntar aos pacientes sobre os hábitos de mídia social ao avaliar problemas de sono. A pesquisa foi apoiada pela National Institutes of Health (NIH). "Esta é uma das primeiras peças de evidência que o uso de mídia social pode realmente afetar o seu sono", disse a principal autora, Jessica C. Levenson, Ph.D., pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Pitt. "É examinada de forma exclusiva a associação entre o uso de mídia social e sono entre jovens adultos que são, sem dúvida, a primeira geração a crescer com mídia social", explica.

Em 2014, Dr. Levenson e seus colegas utilizaram uma amostra de 1.788 americanos adultos com idades entre 19 a 32, por meio de questionários para determinar o uso de mídia social, além de um sistema de medição estabelecido para avaliar distúrbios do sono. Os questionários perguntavam sobre as 11 plataformas de mídia social mais populares no momento: Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr, Pinterest, Vine e LinkedIn.

Em média, os participantes usavam a mídia social em um total de 61 minutos por dia e visitavam vários meios de comunicação social em média 30 vezes por semana. A avaliação mostrou que quase 30% dos participantes tinham altos níveis de perturbações do sono.

Os participantes que relataram maior frequência da verificação de mídia social durante toda a semana tiveram três vezes a probabilidade de distúrbios do sono, em comparação com aqueles que verificavam menos frequentemente. E os participantes que gastaram o tempo maior nas das mídias sociais ao longo do dia tinham o dobro do risco de distúrbios do sono, em comparação com seus pares que passaram menos tempo em mídia social.

"Isso pode indicar que a frequência das visualizações das mídias sociais é um melhor indicador de dificuldade para dormir do que o tempo total gasto em mídia social", explicou o Dr. Levenson. "Se for este o caso, então intervenções que tentam frear o comportamento de checagem obsessiva pode ser mais eficaz".

O autor sênior Brian A. Primack, MD, Ph.D., assistente vice-chanceler para a saúde na sociedade em Escolas de Ciências da Saúde de Pitt, enfatizou que mais estudos são necessários, especialmente para determinar se o uso de mídia social contribui à perturbação do sono ou sono de má qualidade contribui para maior comportamento de checagem de mídias sociais. Por exemplo, as mídias sociais podem perturbar o sono das seguintes formas:

  • ·     Deslocando o sono, como quando um usuário fica acordado até tarde para postar fotos no Instagram. 
  • ·   Promover a excitação emocional, cognitivo ou fisiológico, tal como quando se envolvem em uma discussão controversa no Facebook.
  • ·    Perturbar o ritmo circadiano através da luz brilhante emitida pelos dispositivos usados ​​para acessar contas de mídia social.
<!--[if !supportLists]-->

Alternativamente, os adultos jovens que têm dificuldade em dormir podem posteriormente usar a mídia social como uma forma agradável de passar o tempo quando eles não podem cair no sono ou voltar a dormir. "Pode ser também que ambas as hipóteses são verdadeiras", disse o Dr. Primack, também diretor do Centro de Pitt de Pesquisa sobre Mídia, Tecnologia e Saúde. "Dificuldade para dormir pode levar a uma maior utilização dos meios de comunicação social, que por sua vez pode levar a mais problemas para dormir. Este ciclo pode ser particularmente problemático com a mídia social, porque muitas formas envolvem tempo de tela interativa que é estimulante e gratificante e, portanto, potencialmente prejudicial para o sono."

Fonte:

Jessica C. Levenson, Ariel Shensa, Jaime E. Sidani, Jason B. Colditz, Brian A. Primack. A associação entre o uso de mídia social e distúrbios do sono entre os jovens adultos. Preventive Medicine, 2016; 85: 36 DOI: 10.1016 / j.ypmed.2016.01.001